RETROFIT CHECKLIST
O QUE DEVE SABER ANTES DE RENOVAR A SUA ILUMINAÇÃO PARA LED
Claro que as luminárias antigas e ineficientes devem ser substituídas, de preferência da forma mais rápida, fácil e rentável possível. Mas a renovação por retrofit é realmente a melhor solução? Mostramos-lhe o que deve procurar numa renovação LED profissional.
Retrofit, significa, no mercado da iluminação, um sistema de iluminação moderno, com uma lâmpada LED, concebida para se adaptar a um suporte de lâmpada antigo e existente. O objetivo é explorar as vantagens da tecnologia LED sem ter de modificar a infraestrutura de iluminação existente. Assim, em vez de novas cablagens ou suportes de lâmpadas, apenas a fonte de luz é substituída. No entanto, o que parece tão simples e convincente em teoria, revela-se frequentemente mais complexo na prática. Ao converter sistemas de tubos fluorescentes T5/T8 desatualizados através de uma solução retrofit, obtemos uma poupança nos custos de energia de forma rápida, fácil e relativamente barata através da substituição de lâmpadas LED retrofit. Mas num ambiente profissional, devem ser tidos em conta outros fatores para além do investimento e dos custos de energia, tais como a conformidade com as normas, a relação custo-eficácia global, bem como questões de qualidade da iluminação, segurança, controlabilidade, garantia e FINANCIAMENTO. A checklist LED retrofit mostra o que deve ser tido em conta quando se utiliza esta solução para renovar a iluminação desatualizada num ambiente profissional.
LISTA DE ASPETOS A TER EM CONTA NA RENOVAÇÃO DO SEU EQUIPAMENTO LED
1. RENOVAÇÃO POR RETROFIT – UMA EQUAÇÃO COM MUITAS INCÓGNITAS
No caso de uma renovação por retrofit, as lâmpadas são instaladas luminárias de uma grande variedade de fabricantes. Esta diversidade técnica e de design levanta muitas questões, por exemplo, no que diz respeito à funcionalidade, qualidade de iluminação e vida útil das luminárias. Muitas vezes, só após a remodelação é possível perceber se e como a lâmpada e a luminária funcionam em conjunto. Em comparação, as soluções completas de LEDs pontuam com componentes individuais perfeitamente combinados e parâmetros de qualidade e eficiência absolutamente previsíveis.
2. 2. SURPRESA: QUAL É A ILUMINAÇÃO REAL APÓS A REMODELAÇÃO DO RETROFIT?
As soluções de retrofit são efetuadas numa simples troca ponto por ponto. Mas atenção as especificações de fluxo luminoso presentes nas fichas técnicas referem-se ao fluxo luminoso bruto emitido pela lâmpada retrofit “nua”. A instalação no interior da luminária existente reduz o fluxo luminoso, por exemplo, devido á caixa e ao difusor. Isto significa que a qualidade da iluminação após a renovação por retrofit – ao contrário do que acontece com uma solução LED completa – não pode ser prevista com exatidão. Se os requisitos de saúde e segurança no trabalho não forem cumpridos, podem surgir complicações de seguro em caso de acidente de trabalho.
3. RAPIDAMENTE RENOVADO, RAPIDAMENTE RESOLVIDO? O QUE SIGNIFICA O TEMPO DE VIDA ÚTIL ESPECIFICADO PARA A ADAPTAÇÃO?
Quanto mais quente um LED fica, mais curta é a sua vida útil. Os sistemas de luminárias LED têm, por isso, um poderoso sistema de gestão térmica que dissipa eficazmente o calor através da interação ótima entre o módulo LED e o corpo da luminária. No caso de uma solução por retrofit, a garantia do tempo de vida útil está limitada à lâmpada, pelo que a vida útil no novo “ambiente de funcionamento” não pode ser prevista com exatidão. As surpresas desagradáveis são, portanto, inevitáveis.
4. RISCO NO BALASTRO – A READAPTAÇÃO EXIGE PESSOAL ESPECIALIZADO
Uma lâmpada LED retrofit necessita de um balastro indutivo ou eletrónico? A informação sobre este assunto encontra-se normalmente nas letras pequenas e requer a experiência de um eletricista qualificado. Quem contratar um leigo para efetuar uma remodelação com o objetivo de poupar custos pode acabar por pagar duas vezes mais.
5. QUALIDADE DA LUZ: POSSIBILIDADE DE CRIAR UM EFEITO DE CINTILAÇÃO (FLICKER)
As soluções de retrofit são utilizadas em vários sistemas de iluminação, alguns dos quais diferem significativamente em termos de especificações fotométricas e de segurança. Na prática, isto pode levar a problemas de qualidade, tais como cintilação ou efeitos estroboscópicos, que não existiam quando as lâmpadas fluorescentes eram utilizadas.
6. NOVAS LÂMPADAS EM CASQUILHOS ANTIGOS? É IMPORTANTE VERIFICAR O ESTADO GERAL DO SISTEMA DE ILUMINAÇÃO
As lâmpadas são novas, mas se o estado geral do sistema de iluminação não for o melhor, o retrofitting é muitas vezes um trabalho em vão, uma vez que os problemas podem surgem rapidamente. Portanto preste atenção ao estado geral da instalação, por exemplo, os casquilhos das lâmpadas fluorescentes, que podem envelhecer e tornar-se quebradiços ao longo das décadas. As soluções de retrofitting são, por vezes, significativamente mais pesadas do que as lâmpadas fluorescentes originais e, no pior dos casos, podem partir-se do casquilho.
7. GARANTIDAMENTE UMA BOA IDEIA: CLARIFIQUE AS CONDIÇÕES DE GARANTIA
Atenção: A instalação de lâmpadas LED retrofit num sistema de iluminação existente anula a garantia do fabricante da luminária. Por isso, conheça as condições de garantia antes de efetuar a remodelação.
8. NECESSIDADE A LONGO PRAZO – A PRÓXIMA MANUTENÇÃO ESTÁ A CHEGAR DE CERTEZA
Implementou profissionalmente a renovação da iluminação retrofit de acordo com todos os critérios profissionais? Parabéns. Agora tudo o que tem de fazer é adquirir novas lâmpadas iguais às utilizadas, para poder utilizar em caso de manutenção. Esta necessidade de manutenção de igualdade de parâmetros pode ser um problema que terá consequências na exploração do espaço, nomeadamente no que diz respeito á funcionalidade e á qualidade do sistema de iluminação. Substituir uma LUMINÁRIA LED por um modelo sucessor mais eficiente, por outro lado, não é um problema porque os parâmetros centrais, como a intensidade luminosa e as características do feixe, são mantidos.
9. O RETROFIT É MUITAS VEZES DEIXADO DE LADO – INFORME-SE SOBRE OS SUBSÍDIOS
Conta com apoio para o financiamento? Houve entidades que apoiaram a renovação de sistemas de iluminação obsoletos e ineficientes através de inúmeros programas de financiamento, de modo muito abrangente. Atualmente apenas são financiados sistemas LED completos, as soluções retrofit não são abrangidas nestes programas de financiamento, uma vez que, o baixo valor de investimento, conduz a um período de recuperação do mesmo muito curto (falando em termos exclusivamente economistas) não se justifica por isso a subsidiação do mesmo.
10. POUPANÇA ATRAVÉS DA GESTÃO DA ILUMINAÇÃO – TEM OS OLHOS POSTOS NO FUTURO?
Os sistemas de iluminação LED ligados em rede e inteligentes estão a tornar-se cada vez mais importantes. No entanto, ao contrário dos sistemas LED completos, as lâmpadas retrofit só podem ser integradas num SISTEMA DE GESTÃO DE LUZ sob certas condições e apenas de forma limitada. Em comparação, as luminárias LED podem ser integradas num sistema de gestão de iluminação de forma rápida, fácil e fiável através de interfaces padronizadas – mesmo em retrofit. E compensa, porque a gestão da iluminação reduz os custos de energia em até 31%.
11. CLAREZA EM VEZ DE INTUIÇÃO – EFECTUAR UM CÁLCULO DE CUSTO TOTAL LIMPO
À primeira vista, as soluções por retrofit são economicamente atractivas devido aos baixos custos de investimento e ao baixo consumo de energia. Mas serão também superiores a um sistema de luminárias LED em termos de rentabilidade a longo prazo? Ao considerar estes aspectos e tendo em conta todos os custos, desde os custos de investimento e de funcionamento até à vida útil e subsídios, a resposta torna-se clara.
CONCLUSÃO: OS SISTEMAS COMPLETOS DE LED SÃO NORMALMENTE A MELHOR SOLUÇÃO DE RENOVAÇÃO
Retirada a lâmpada fluorescente é integrada uma solução de retrofit e está concluído, certo? Em teoria, a solução de renovação por retrofit é rápida e fácil. Na prática, o esforço envolvido é frequentemente subestimado. Para garantir que o resultado satisfaz os requisitos de um ambiente profissional, é também necessário um planeamento, medições e instalação extensivos por parte de um eletricista qualificado. A alternativa mais inteligente, simples e segura é a renovação LED completa. Embora tenham custos de investimento mais elevados em comparação ao retrofit, proporciona enormes vantagens em termos de qualidade de iluminação, vida útil e capacidade de controlo, bem como segurança de instalação e funcionamento. Além disso, os sistemas LED completos são aptos para subsídios governamentais. É por todos estes motivos que, antes de proceder a um retrofit, deve informar-se sobre a alternativa de uma renovação completa com sistemas de luminárias LED. Se precisar de mais informações, temos todo o gosto em ajudá-lo!