A luz afeta-nos de várias formas, tanto de forma visual permitindo a percepção do ambiente, a assimilação de informação e os processos cognitivos. De forma não visual, ligada ao nosso ritmo diurno e à sincronização do nosso relógio interno, incluindo o efeito da posição do sol e a sua influência nos seres humanos, e emocionalmente, afetando a nossa disposição e bem-estar.
A fonte tradicional de luz nos estabelecimentos de ensino são as lâmpadas fluorescentes t5/t8. Mas esta solução para além de desatualizada é prejudicial para o nosso bem-estar:
- As lâmpadas contêm mercúrio, uma substância tóxica necessária para gerar eletricidade com esta tecnologia;
- A luz visível é produzida através da transformação de luz ultravioleta nociva;
- A luz intermitente nem sempre é visível aos olhos, mas o nosso cérebro ainda a pode perceber, causando fadiga ocular e dores de cabeça;
- Não tem capacidade de ajustar a cor da luz com a tecnologia ultrapassada, pelo que uma lâmpada fluorescente instalada com uma temperatura de 6.500 Kelvin brilhará constantemente com uma luz fria e severa, perturbando assim o nosso ritmo diurno;
FOTOTERAPIA NAS ESCOLAS
Mesmo a melhor tecnologia não consegue substituir a luz natural. No entanto, à medida que o desenvolvimento tecnológico progride, os cientistas e engenheiros são atualmente capazes de implementar numerosas inovações, que ajudam a aproximar a luz artificial da luz solar natural. Na escola, os estudantes devem poder contar com aparelhos de iluminação que reproduzam cores ambiente realistas (coeficiente CRI>90) e emitam o mínimo de brilho possível (UGR<19). Isto cria efeitos visuais agradáveis e um maior conforto visual.
Um sistema de gestão das luminárias é igualmente importante, uma vez que permite aos utilizadores definir diferentes parâmetros em divisões separadas, bem como em luminárias individuais. Através da gestão inteligente da iluminação, a intensidade e a temperatura da luz podem ser controladas remotamente para criar o ambiente desejado, dependendo da atividade específica.
HUMAN CENTRIC LIGHTING
HUMAN CENTRIC LIGHTING é composta por uma solução LED, que se centra na necessidade humana de luz. As escolas que melhoraram o seu sistema de iluminação podem controlar as luminárias e ajustar a cor da luz. De manhã, os alunos começam o seu dia escolar com uma luz quente, contendo uma agradável mistura de tons, incluindo o vermelho, que não tira abruptamente o seu corpo do modo de repouso noturno. Ao meio-dia, há normalmente um aumento da luz azul na iluminação, que tem um efeito ativador e reduz a sonolência.
Um estudo holandês demonstrou que com níveis de luz mais elevados e temperaturas de cor mais elevadas, que correspondem à cor e intensidade da luz do dia, o desempenho académico melhorou, enquanto níveis de luz mais baixos e temperaturas de cor mais baixas reduziram as agitações nas salas de aula e as interrupções durante as aulas. Nas últimas décadas, os métodos de ensino, bem como a vida quotidiana na escola, mudaram muito. Agora, é altura de atualizar a iluminação. Isto ajudará a alcançar melhores resultados e aumentar a alegria e bem-estar diários. Porque a infância só acontece uma vez!
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